segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estado antecipa o plano de Ação do controle de Aedes aegypti e município demite equipe de ACEs

Estado: o objetivo é reduzir os risco de endemias em Pernambuco em 2013, Município?

Grande Recife. Secretaria Estadual de Saúde lança os plano de Controle da Dengue 2013 (23) com quatro meses de antencedencia. ação tem como objetivo, primeiro reduzir os risco de epidemia  e depois concientizar os novos gestores, tendo em vista os números da Dengue no estado.

 No município de Gravatá o que foi antecipado foi as Demissões de Agentes de Endemias contratados esperadas para 31 de dezembro de 2012. provavelmente niguem informou ao Gestor que o Municipio tem 468 notificações e 191 casos confirmados da Dengue ate agora, e que o período de maior incidência da Dengue é agora, atualmente apenas 09 Agentes de Combate ás Endemias estão serviço direto  com a comunidade no que diz respeito a dengue, além do mais Gravatá é uma cidade Prioritária no PNCD.


                                                           Á  Dengue, Mata!

 A doença infecciosa é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti seu principias Sintomas são:  Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; Manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; Vômito, diarreia e falta de apetite, Dengue Clássica e  Dor abdominal, tonturas, desmaios; Sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito, Dengue Hemorrágica.Tratamento: a dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetil salicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.

Diante dessa situação e muito importante que toda a população fiscalize os serviços de saúde oferecidos pelos estado e municípios sobretudo se estão funcionado.

Segundo Os diretores do SINDACS o prefeito terá até a meia noite de hoje (29/10/2012) para dizer que motivos levou-o a demitir os Agentes de Endemias no serviço da Dengue em Gravatá no ultimo dia 17.

O desemvolvimento de um plano de saude a nivel de estado, precisa ter participação dos município que a ele pertence, então cadê a participação do nosso? demitindo ACEs ? acreditamos que não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar