domingo, 28 de novembro de 2010

DENGUE: não têm vez em Gravatá

        Segundo relatórios da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Gravatá esta entre as cidades que registram os menores indece de infestação do musquito Aedes aegpyti o transmissor da dengue, estando entorno de 1% do que sugere o MS. A noticia veio atona na reunião do lançamento do Plano Nacional de Combate à Dengue na Sede do Governo Estadual no dia 19 do corrente mês, com a presença de representantes do SUS-municipalizado de Gravatá.
    
       Como à dengue é uma doença zoonosica, ou seja transmitida por vetores, exige que aja uma maior cumplicidade de gestores e sociedades nas ações preventivas. os gestores nas execuções dos trabalhos e a sociedade na participação, desde acolhida ao Agente de combate às endemias  até  acoes de  fechamento de seus depósitos a  eliminação de objetos que acumulem água,  evitando assim a poliferaçao do mosquito.
        
       Nesse cenário  existe um profissional que faz toda  à diferença, o ACE que é  elo entre o Gestor do SUS e sociedade, com visitas domiciliares e atividades de vigilância, tratamento e concientizaçao dos moradores para o risco de água parada em casa.
      
         Por essa razão e muito importante que o Gestor  procure valorizar este profissinal e fortalece as atividades da saúde preventiva dando melhores condições de trabalho a  esta categoria
       
      
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar