segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por mais acessibilidade em Gravatá

Sociedade civil se reuni e debatem sobre infra-estrutura e acessibilidade

Gravatá: sábado (26) aconteceu  no Centro Pastoral  (Antiga ODIP) Um debate sobre acessibilidade com enfase para Infra-estrutura o município de Gravatá promovido pelos militantes do PSOL, entidades e pessoas que deforma direta ou indiretamente indagam o fato de que se pensa pouco em acessibilidade. 

 Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso. (Wikipédia)
o melhor do debate estava por vim logo apos as falas de Otair Sousa (PSOL) e Renato Presidente do PSOL darem suas contribuições foi concedida  a palavra ao Sr. Anselmo e este, enriqueceu o debate de uma forma singular nos fez refletir o que realmente é acessibilidade, disse ele "não dá para se pensar ema Acessibilidade sem resolver a Problemática da Inclusão".

Se falou sobre legislação vigente e capacitação para profissionais da área da Saúde e da educação, discutiu-se sobre a infra-estrutura do município, no entanto foi dito  que o problema não e só aqui, mas é preciso discutir o assunto pois Gravatá possui aproximadamente 7.000 deficientes, embora que esse numero precisa de uma filtragem disse o Vereador Doca, que contesta esse numero, afirmando que o mesmo é "incerto", disse tambem: que já existe um projeto de lei e referente ao assunto, por decisão dos presente foi solicitado copia desse projeto para apreciar,

O vereador se disponibilizou pegar a copia para o Grupo apreciar. foi sugerido  a Criação de uma Comissão para cobrar do Prefeito a aprovação desse projeto e resposta do Oficio outrora entregue.

A comissão foi criada e foi agendada uma nova reunião para comentar sobre a conversa com o Prefeito e a copia do Projeto.

 _ O desenvolvimento de um povo só acontece quando o poder público garante os Direitos aos Indivíduos de sua sociedade.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar