sexta-feira, 20 de abril de 2012

Encontro de ACE e ACS: categoria informada direito conquistado

O Evento foi  esclarecedor, e repleto de informação.

Caruaru: hoje pela manhã aconteceu o Encontro de Agentes Comunitário de Saúde e de Agentes de Combate ás Endemias de Caruaru no auditório da FAFICA com a Presença do ilustre deputado Valtenir Pereira, Presidente da Frente Parlamenta Mista de apoio ACE e ACS, o evento tinha como objetivo esclarecer as legislações referente aos Agentes, desde efetivação a isentivos, a AACEC e AMACS são as associações das  categorias local que   promoveram o evento e como forma  de fortalecer  ainda mais a luta das categorias estenderam essa a oportunidade aos municípios, convidando a todos os agentes da região para participarem do encontro, Gravatá foi representada pelos diretores da AMACEG. 

O encontro foi do inicio ao fim, maravilhoso e pode perceber a maturidade e o desejo de justiça no rosto daqueles lideres. ainda na mesa uma jovem mulher após ser concedido sua fala, pegou o microfone como se imponha uma bandeira, direcionou-se para o palestrantes (o deputado) fitando-lhe os olhos , disse " não é Justo, que um agente de Endemias não ganhe o isentivo" e acrescentou: "que o senhor leve esta reivindicação ao MS". e foi ovacionada por todos.

O Dep. Valtenir tomo a palavra e nos ofertou um levantamento Histórico sobre as categorias como destaque  para os ACS. disse ele: " è um programa nos moldes de um outro programa de origem cubana, "Agente Social, sendo esse mais abrangente", já o nosso ACS e só saúde, disse ainda que foi implantado iniciantemente  no Ceará em 1985 e devido ao seu bom resultado se espalhou pelo nordeste e depois pelo o Brasil.

Depois dessa expansão o programa foi aprimorado e tomado outros rumos, porem o Agentes não teve a mesma sorte, com salários baixíssimos, quase nem um direito trabalhista... o programa para a população e a gestão foi ótimo, mas foi horrível para o agentes de saúde e endemias.

atualmente um tema mais discutido  e que mais gera discussões   e a desprecarização, ou seja , a forma de efetivação desses agentes.

O Deputado comentou as Leis, portarias e as emendas de uma forma simples e singular onde todos ponderam compreender sem muito esforço. muito atencioso respondeu algumas perguntas da plateia e da minha em particular que eram as seguintes:

SELETIVA PÚBLICA, EFETIVA?

SIM", SOMENTE OS AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS PROFISSÕES SOMENTE ATRAVÉS DE CONCURSO PUBLICO".


HOUVE CONCURSO NA MINHA CIDADE, MAS NÃO FORAM CONTEMPLADAS  TODAS AS VAGAS , OU SEJA TEMOS CONTRATADOS E EFETIVOS, E ESTAMOS EM PERÍODO ELEITORAL SE MUDAR A GESTÃO ESTE AGENTES ESTÃO ACOBERTADOS PELO ARTIGO 17º DA LEI 11.350/06? 


SIM, SÓ PODERÃO SER DEMITIDOS QUANDO HOUVER UM PROCESSO SELETIVO E/OU CONCURSO PÚBLICO DE FORMA QUE PREENCHA TODAS AS VAGAS DISPONÍVEIS.

Concluímos que o encontro foi maravilhoso, por essa razão parabenizamos  aos idealizadores, com enfase para SIMONE  E ANDERSON CARVALHO nossos amigos ACE de Caruaru por nos terem convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar