quarta-feira, 25 de abril de 2012

Uso de Agrotóxicos na Saúde Pública é tema de reflexão em evento

Na semana de reflexão sobre saúde do trabalhador Agentes de Endemias e Agricultores são destaques


Recife. hoje e até amanhã acontece uma programação toda especial no Auditório da FAFIRE promovida pelo Movimento 28 de Abril e como apoio da FUNDACENTRO e Diversos Sindicatos de Pernambuco. A Semana de Reflexão sobre a Saúde do Trabalhador e do dia 28 de Abril, dia mundial das vitimas de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, tem como tema: De que adoecem , se acidentam e morrem os tralhadores de Pernambuco?  28 de abril é lembrado em muitas parte do mundo como o dia em memoria das vitimas de acidente de trabalho (OIT). a origem dessa data se deu a partir das mortes de 78 mineiros na explosão da mina onde trabalhavam na Virgínia-EUA em 28 de abril de 1969.  
            O movimento 28 de abril e composto por diversa entidades  da Sociedade civil e tem como principal objetivo compreender os processo saúde-trabalho-doença aqui em Pernambuco, com debate  e possíveis estrategias  a fim de minimizar os efeitos sobre a saúde do trabalhador(a).
            O 1º painel trazia menção aos trabalhadores da Saúde Publica que trabalham o controle das endemias, que nos entendemos em sua maioria nomenclaturado em quase todo Pernambuco como Agentes de Combate ás Endemias. " o contra-senso combater ás endemias a custas da saúde do trabalhador( sub tema)"  A expositora Ide Gurgel  do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/ fiocruz nos deixou muito preocupados como os perigos que corremos a aplicação desses "VENENOS" pois eles causam sérios danos ao ACE/ACS  que trabalhem como a aplicação de larvicidas. A Segunda expositora   nos vez entender como se dá os processo de uma regulação dos agrotóxicos e sua utilização na Saúde Pública.  

           logo após a mesa respondeu as perguntas da plateia e durante as elaborações das peguntas havia algumas pessoas da Fundação da Nacional de  Saúde, ouveu-se dezer que entre os seus integrantes houve algumas mortes em conseqüência dos larvicidas.

Foi também dito que algumas prefeituras tentaram impedir os ACEs  de participarem do encontro, nossa pergunta é por que?

Já a tarde vimos um filme muito impactante: O Veneno está na mesa. Direçao: Silvio Tendler. em seguidas debates

Concluímos que o evento está sendo maravilhoso e esclarecedor e em conversa como os sidicatos ali presentes, foi confirmado algumas ações daqui para frente sobre esta problemática. 

images da internet.


Um comentário:

Pesquisar