domingo, 29 de janeiro de 2012

Aedes aegypti na mira do Novaluron



                                                                                       
Novo inseticida chega para substituir o temosfós no controle da Dengue 

Gravatá. Na ultima sexta-feira (27) foi apresentado aos ACEs o novo larvicida que substituirá o temosfós, do grupo dos inibidores de Síntese de Quitina -Bezoil - Fenil - uréias – BPU é de baixa toxidade aguda, subaguda e crônica, sendo indicado até para culturas alimentares e ornamentais, assim é descrito o Novaluron que após se submeter a inúmeros testes em reservatórios   de águas de consumo humano com objetivo de que fosse eficaz no controle da Dengue, evidencio-se, satisfatório na avaliação da OMS.

 O Novaluron dificulta o crescimento dos insetos impedindo a perfeita formação esquelética, tecidual e de órgãos dos mesmos, os tornando ate mesmo estéril os insetos adultos, se chegarem a adultos. Dentro dessa perspectiva o larvicida mostra-se eficaz no controle das larvas com baixas dosagens (concentrado) e a garantia de diminuir intoxicações e contaminação.

O novo larvicida é recomendado por órgãos internacional (OMS) e nacionais (MS NT Nº 57/2011 e RE Nº 5.148/2010). 

Assim, como o anterior (temosfós) o Novaluron e Insalubre ao homem e ao meio ambiente se não usado corretamente. Ao homem pode provocar irritações cutâneas, ocular e alergias. Ao meio ambiente o produto apresenta alta toxidade para organismos aquáticos e pode causar efeitos adversos em longo prazo ao meio aquático.
Porém como todo o produto químico trará informações de correta aplicação, medidas de primeiros socorros e muito mais.

no tocante, cabe a nos ACEs esclarecer a população que essa troca não  se trará de malefícios, mas benefícios a todos, e a garantia da eficiência no controle da Dengue, doença que anualmente vitima um número expressivo  de pessoas podendo ate levar a morte do indivíduo.











 fonte: Palestra da Coordenadora da VIGAM-SMS;
 e do Blog AACE-JN.
 fotos: arquivos de internet


2 comentários:

  1. nois ACEs da cidade de dirceu arcoverde da regiao da cerra da capivara-pi esperamos anciosos a nova inseticida novaluron porque em nossa cidade os maradores nao aceita o tratamento com o ABATE,ACEs de gravata quero saber mais do novaluron?

    ResponderExcluir
  2. AGENTE DE ENDEMIAS DE SALVADOR TOMARA QUE ESSE PRODUTO POSA ESTEMINAR MOSQUITOS DA DENGUE

    ResponderExcluir

Pesquisar