sexta-feira, 2 de março de 2012

Gravatá, eita cidade linda

É uma terra maravilhosa, dona de um dos melhores climas do mundo, esta a e a minha cidade

O município de Gravatá teve originou-se de uma fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda, local esse que servia como hospedagem.

pelos seus visitantes recebeu o nome de Gravatá ou Crauatá, denominação, que deriva do tupi Karawatã ("mato que fura"), por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada caraguatácaroatácaroá e gravatá.

Em 1810 iniciou-se a construção de uma capela dedicada a Sant'Ana que, doze anos depois, seria concluída por seu filho João Félix Justiniano. Em seguida, as terras foram divididas em 100 lotes e vendidas aos moradores, dando início ao povoado de Gravatá, sendo um distrito do município de Bezerros.



Em 13 de junho de 1884, a sede do município foi elevada à categoria de cidade (Lei Provincial nº 1.805), porém sua emancipação política só veio a ocorrer após a Proclamação da República, pela Lei Orgânica dos Município, de15 março de 1893, quando a cidade adquiriu sua autonomia municipal e elegeu o seu primeiro prefeito, Antônio Avelino do Rego Barros.



Desde sua emancipação, Gravatá  vem se consolidando como um das cidades, de oportunidades na agricultura, no artesanato, e no ramo imobiliário e de lazer e descanso.




São inúmeros os eventos realizados aqui, desde congresso, consertos e festas de ruas o ano inteiro que seduz turista do Brasil e do mundo.

particularmente o que eu admiro são os priveis, hotéis e os restaurantes e as pizzarias.

Parabéns Gravatá, "Rica joia do nosso Brasil"




Fontes: Wikipédia, IBGE.



   

2 comentários:

Pesquisar