Amanhã, celebraremos o dia do trabalhador, mas especificadamente o que é o dia do trabalhador ? Como sempre a maior parte da nossas datas comemorativas tem inicio EUA. No ano 1886 em Chicago , 08 lideres sindicais foram presos, jugado e condenados a forca por incentivarem, gerirem e participarem de manifestações em prol melhores condições de trabalho entre as quais redução de carga horaria .
No Brasil está data é celebrada desde 1895 e tornou-se feriado em 1925 por decreto presidencial e costumeiramente sua importância estaria ligada o anuncio do reajuste ´do salario minimo (anual) feito pelo chefe do estado e a a conquista da Consolidação das Leis Trabalhista-CLT. já em outros países neste dia são realizadas festas e comícios com caráter reivindicatórios.
Que que possamos celebrar e festejar o feriado, mas é importante que tenhamos em mente que não e o bastante a final temos um enorme desigualdade social regionalizada, ainda conservamos os velhos abito: trabalho escravo e trabalho escravo infantil; baixos salários; nenhuma puniçao mais severas para empresas que descumpre as normas de segurança do trabalho; As VISAT em muitos municípios não existem; há uma real falta de Auditores Fiscais no MTE; Descumprimento de da CLT, Etc. no serviço rural e urbano, público e privado é a mesma situação.
Nós Agentes de Combate ás Endemias do Brasil, mas especificadamente do norte e nordeste que este dia seja para nós um momento de refletirmos sobre nossa situação a qual não é uma das melhores somos forçados a trabalhar em condições precárias tais como: falta de matérias de trabalho; falta de EPIs, Uso de larvicidas altamente nocivos a saúde de quem aplica(com exceção dos bilogicos até agora); baixos salários, alguns não recebem nem insalubridade etc. neste momento Convoco a todos os ACEs associem-se ou sindicalizem-se, ou seja, se organize, e lutem por seus direitos para que realmente possamo celebrar o dia do trabalhador. e não apenas um feriado.
"a vida não tem pena de quem não luta"
Pe. Leo
Feliz Dia do Trabalhador!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário